-
Arquitetos: AR Arquitetos
- Área: 408 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tomando como inspiração os “building cuts” de Gordon Matta Clark e os “Skyspaces” de James Turrel, a Casa dos Pátios é resultado de um exercício radical de reorganização do programa, por meio de recortes e supressões em uma volumetria pré-existente. Projetou-se o espaço negativo, o qual, quando retirado, resulta na nova organização espacial da antiga casa.
Como em Matta-Clark a proposta visa uma restauração da experiência cognitiva dos espaços, por meio da liberação de vazios interiores que dinamizam a percepção daquilo que se encontrava enrijecido, fragmentado.
O invólucro original, um prisma retangular de 22x7x9m, foi mantido – dada sua boa orientação - e tomado como sólido a ser escavado. Dessas ações de retirada, resultam variações de pé-direto, volumetrias livres e os pátios internos, elementos estruturantes da nova organização do programa. Estes pátios criam vazios de descompressão entre as áreas íntimas e novas relações entre níveis, propondo recortes de céu (skyspaces) e “fachadas internas”, camadas intermediárias que graduam a transição entre interior e exterior.
O redesenho das circulações, aliado às variações de níveis e pés-direitos, propõe percursos sensoriais (promenade arquitetural) com enquadramentos visuais precisos, resultantes do criterioso posicionamento das aberturas nas fachadas, parentemente aleatórios quando vistos do exterior.